Junior Wells – Sings live At the Golden Bear (1969)

Como todo bluesman que se preze, Junior Wells era dos mais marrentos.

Se apresentava sempre vestido de gangster, portando sua gaita em punho como se fosse um revolver, com o qual, o mestre disparava temas próprios e de outros com a tarimba que só performers como ele são capazes de fazer.

Junior foi a ponte dos velhos blueseiros elétricos de Chicago dos anos 50 (tocou com Muddy Waters depois que Little Walter saiu para seguir voos solos) para o novo blues que floresceu nas selvas de pedras nos anos 60 e 70, tendo em figuras como ele, Buddy Guy e Charles Musselwhite como os principais expoentes.

Disco ao vivo de blues é tudo igual?

É e não é!

Quando o assunto é Junior Wells, seguramente não é tudo igual. Esse Sings Live… não é um registro 100% de blues. Há muito de soul music, R&B, bugaloo e gospel nessa panela blueseira que deixa o disco muito mais condimentado e mais saboroso.

Mr. Wells desfila um repertório de causar inveja, com uma confiança e fé inquebrantáveis. Não há vudu, mal olhado ou macumba que pegue o homem.

Depois dele, poucos vieram e quase nenhum que mereça nossa atenção pois o blues que ele incrementou, renovou e encheu de novo gás nessa época, acabou virando o grande paradigma pelo qual o gênero passou e como uma maldição haitiana, se aprisionou no passado de berço esplêndido e não conseguiu mais se achar ou se renovar, acabando por se tornar restrita a guetos de saudosistas e senhores mortos-vivos de rabos de cavalo, que pilotam motos e criaram barrigas de cerveja.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s