Alice Coltrane – The Impulse Story (2006)

Hoje é dia de fritura.

Mas como é segunda, vamos começar com uma mais de levezinho que é pra acelerar o cérebro, mas não derrete-lo completamente.

Então nada melhor do que uma mina que toca piano e harpa, que tal?

Alice foi casada com John Coltrane, o gênio absoluto do jazz.

Teve 3 filhos com o homem e foi sua pianista na última e mais radical fase de João antes de sua morte em 1967, momento em que o homem estava invertendo tudo, pirando o cabeção e soltando os discos mais doidos de sua carreira ao lado de Pharoah Sanders, Rashied Ali e essa pastelaria toda.

Recuperada da perda, Alice seguiu em frente como bandleader e levou adiante as pirações que ela e seu marido pretendiam fazer.

Envolvida até o ultimo fio de cabelo na filosofia e música orientais, Alice quis usar as estruturas livres das escalas indianas para enfiar seu free-jazz, dodecafonia e experimentalismos sempre muito bem acompanhada da rapaziada acima mencionada, dentro da última casa musical que acolheu os Coltrane e que apoiou todas os discos e projetos que quisessem recebendo total liberdade criativa e colhendo prestigio cada vez maior.

A Impulse Records.

Esse álbum é uma coletânea com suas principais gravações pela Impulse, o que dão 8 álbuns em quase 10 anos de gravadora.

Alice tinha voz própria e independente, o que dentro dos músicos de jazz é coisa rara. Afinal Alice era mulher e viúva de João.

Mulher no jazz só cantando e olha lá.

Imagina então pianista, harpista, compositora e band-leader? Não era fácil, mas a mulher era muito boa e ganhou um tremendo espaço no fechado e machista mundo do jazz.

Jazz moderno, cabeça mas não inacessível. Moderno, mas harmonioso e com uns climas que só por nossa senhora!

Esquenta o óleo que a pastelaria tá só começando.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s