Gene Clark – White Light (1971)

Esse não é recomendável aos fracos.

Se você acha o Wilco o máximo, prepare-se para se encontrar com o cara que inventou esse negocio de folk-rock ou country-rock-indie.

O Wilco é o máximo, mas se você quiser ir um pouco mais fundo na introspecção que uma boa canção levada no violão e composta como um artesão das palavras e das melodias, prepare-se para conhecer Gene Clark.

O cara foi uma lenda!

Dylan pagava um pau danado pra ele.

Clark era um baita cantor, um ótimo compositor, excelente letrista e carregava no seu semblante e na sua embocadura o sofrimento e o mistério que todo bom menestrel da canção precisa ter.

Nos anos 60 ele fez parte do Byrds (só por isso, já merece vossa atenção), já no fim dos anos 60 e começo dos 70 ele se lançou em carreira solo, que prometia ser sucesso puro.

Além de tudo isso acima citado, o danado era bem apessoado, “tipão”, tinha o shape para virar o grande rock star dos anos 70.

Pois é, tinha… mas não rolou….

Por que?

Mistérios…

Fato é o seguinte: White Light é um dos mais bonitos e líricos momentos do folk americano. E mais, é o disco que o Dylan queria ter feito e nao fez e a inveja e admiração por Clark foi uma das poucas “bandeiras explicitas” que o senhor Zimmerman se permitiu fazer ao longo de sua vida.

Até porque inveja mortal, Dylan tinha era do bardo canadense de sobrenome Cohen…

Mas ai é outra história.

Canções que beiram a perfeição, Clark mostra porque num time que tinha David Crosby e Roger McGuinn ele se destacou como a principal forca musical dos Byrds…

Caraca, isso não é pouca coisa!

Soturno e meio tristonho, o álbum se revela logo na capa. Uma linda foto no breu de uma noite sem fim, com o cantor sentado ou agachado ano cantinho direito e o satélite natural favorito de 10 entre 10 poetas ao fundo num efeito simples, mas eficiente.

Acaricie vossos tímpanos, eles vao agradecer esse presente sonoro.

Depois você volta pro Wilco…

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s