Ramsey Lewis – Sun Goddess (1974)

Jazz-funk. Delicia das delicias.

Por esse moedor, alguns caíram e se deram bem: Donald Byrd com “Street Lady” ou Eumir Deodato com “Bad Donato”, mas daqueles que caíram nessa, o melhor disparado foi Ramsey.

Pegando temas alheios como “Living for The City” de Stevie Wonder ou “Hot Dawgit” de Maurice White, alternando com composições próprias, o pianista e compositor Ramsey Lewis ganhou uma longevidade e sobrevida inesperadas e salutares.

Desde os anos 50, trilhou um jazz com pegada mais R&B mas nunca teve reconhecimento comercial, o que contrastava com seu reconhecimento perante a classe musical e entendidos que o tiveram sempre em altíssima conta.

Teve seu auge nessa obra prima do groove e da sutileza com a produção incansável e obstinada de Teo Macero, além da companhia pra lá de especial de Philip Bailey, Maurice e Vendin White na cozinha… só pra dar a pista esse trio foi a cozinha do Earth, Wind & Fire caso não tenha associado nomes a pessoas.

Caraca, tem como dar errado? Lógico que não!

Música lasciva, dançante, fina, sofisticada e de altíssima octanagem grooveada impossível de ser reproduzida por músicos brancos. A superioridade da cor se demonstra nesse tipo de expressão artística, em que você, assim como eu, branquelos sem swingue somos humilhados pela destreza desses senhores instrumentistas.

Sem competição.

Contra Kool & The Gang, Earth Wind And Fire, The JBS ou as bandas que acompanhavam o Fela Kuti não tem pra ninguém. É goleada!

Sun Goddess tem cozinha e sessão de metais generosas, mas não fominhas, o que dá espaço de sobra para que Ramsey desfile sua classe nas teclas brancas e pretas nos seus pianos elétricos e tradicionais e sintetizadores com a maestria de quem sabe tudo e se deixa acompanhar por esses monstros do ritmo.

E todo mundo ganha.

Discasso imortal, assim como o Sol dourado que ilustra a capa.

Publicidade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s