Tim Maia – Tim Maia (1970)

Na minha opinião, o melhor disco do sindico!

Pode não ser o mais rico ou o mais elaborado trabalho do soul man brazuca, mas é de longe o mais influente e vencedor álbum do Tim.

Tim se espelhou no melhor do pop negro americano dos anos 60 (Stevie Wonder, Marvin Gaye, Curtis Mayfield, James Brown, Temptations e por ai vai), que ele conhecia de tras pra frente e criou as bases para que o soul americano que ele tanto amava tivesse cara de música brasileira e neste primeiro disco o acerto foi tão grande e sua visão tão a frente, que praticamente todo o pop brazuca que se fez dos anos 70 em diante chupinhou e/ou se inspirou nessa obra prima.

O cara acertou em tudo, desde a faixa de abertura com a versão incendiária e pé-na-porta de Coroné Antonio Bento até canções originais compostas pelo próprio Tim como Jurema, Flamengo e Azul da Cor do Mar que servem para mostrar o vasto repertório poético.

Agora, fino mesmo são as canções de outros compositores, que ganharam na voz do sindico, suas versões derradeiras: o que dizer de Eu Amo Você e Você Fingiu?

Fica clara a capacidade colossal do interprete que rasgava suas próprias viceras para dar alma e vida a lindas canções.

Tim ainda faria outros álbuns excelentes como os dois Tim Maias (1973 e 1978), sem falar nos mitológicos e superestimados discos da série “Racional”, onde o cantor entrara na sua viagem muito louca religiosa e a galera que é apaixonada, fumam muito para conseguir gerar argumentos sólidos para justificar tanto amor por esses discos.

Anyway, Tim Maia foi o maior bandleader da história, se fosse norte-americano já teria nome de cidade, estatua e homenagens.

Felizmente ele é coisa nossa. E como bom brasileiro que somos, preferimos esculhambar, esquecer e lamentar.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s