Underworld – Second Toughest In The Infants (1996)

Ok crianças, então o Nirvana mudou os anos 90?

Sinto informar que não.

A mensagem principal do Underworld e que estava também nas entrelinhas do Nirvana é a seguinte: Informação para confundir.

O tal do Chico Science falava disso também, right?

E a cena da música eletrônica estourou tanto nos anos 90 pelo simples motivo de que a rapaziada que fazia o som acontecer eram os crânios e nerds que ouviram de tudo, sugaram tudo o que existia e aprenderam a mexer antes de todo o mundo com os samplers, computadores e sintetizadores.

Neste revival de anos 90, tenho visto pouca gente mencionar o Underworld.

E se tem um grupo que botou pra f… foram eles.

Das duas uma: ou tava todo mundo chapado demais pra lembrar, ou a revolução que eles lideraram foi tão poderosa que os primeiros acabaram se tornando os últimos.

Mais importante que o estabelecimento do indie-rock como o estabilishment que viraria na década seguinte, a música eletrônica sofreria uma radical e irreversível popularização como nenhum ritmo sofreu nas ultimas décadas.

Ainda relevante e ainda importante, o Techno para as massas que o Underworld ajudou a capitanear nesse período, moldou todas as bases dos sons eletrônicos que se fariam nos anos seguintes.

Sejam as babas mais escrotas tipo Skol Sensations, sejam os sons mais inteligentes IDMs, quase ninguém escapou da explosão causada pelo Underworld principalmente depois desse álbum e da faixa Born Slippy (singles que foi lançado na trilha do iconográfico filme Trainspotting), ambas de 1996.

A cultura Techno prevaleceu desde então e hoje ninguém consegue se ver livre dos plimps e poings que o Underworld ajudou a difundir no mainstream e se espalhou por quase todos os gêneros, Technobrega, Pop, R&B, Indie e até no Junior Lima…

Ouvindo esse álbum, 16 anos passados, ainda é bom e ainda tocaria fácil em qualquer club descolado.

Do rock e pop noventista dá pra escapar fácil, mas do Techno é impossível.

Second… é um bem acabado álbum de eletrônico conceitual que possui todos os elementos necessários para ser o mais relevente álbum de música eletrônica dos anos 90. E olha que a década representou… Orbital, Dj Shadow, The Orb, Faze Action, Grooverider, Klf, Chemical Brothers e Aphex Twins… que time heim?

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s