Hector Costita Sexteto – Impacto (1964)

Yes, nós tivemos coisa melhor do que banana.

Tivemos a hard bossa ou o nosso jazz e pra dizer de boca cheia… bom pra cara…

Hector Costita é só um dos inúmeros bandleaders brazucas que quebraram tudo na melhor fase musical do Brazilzão.

Basta vasculhar pelos arquivos, discos e sons pela internet pra chegar em pérolas inacreditáveis do nosso som instrumental.

A lista de artistas e músicos é vasta.

Meu interesse começou a ficar mais sério depois que ouvi este exemplar de jazz made in Brazil, e ai eu descobri que tínhamos uma grandeza que nos foi negada por anos e que sempre foi encoberta pelos bossa-novistas, tropicalistas e neo-tropicalistas.

Já de cara, o primeiro tema é Le Roi, um delicioso jazz que flutua entre circunferências sonoras que instigam ao mesmo tempo que entregam o jogo. O cuidado com o ritmo é notório, por isso que as baquetas estão na mão de Edison Machado (outro gênio) e graças ao seu toque, canções como Tókio e Impacto são o que são.

Esse álbum foi reeditado há alguns anos na fantástica coleção Som Livre Masters e carrega no seu cerne, um dos mais requintados e robustos sons produzidos por aqui.

A sonoridade desse álbum, os arranjos e a dinâmica não ficam nada a dever para similares gravados por Verve, Blue Note ou Prestige.

E viva a Fermata Do Brasil.

Ainda lembro da já decadente loja de instrumentos, localizada na Av. Ipiranga que agonizou e morreu durante os anos 90, bem como sua editora de partituras e obras que mais tarde sucumbiriam aos malditos tempos modernos, que não permitem a lugares mágicos e históricos como essa pequena porta que inundou de música e instrumentos a cidade de S.Paulo e o Brasil continuar contando sua história.

Precisamos realmente cuidar do que veio antes, senão nunca vai sobrar nada pra contar daqui pra frente.

Publicidade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s