Aracy de Almeida – In Memorian

Aracy foi nossa maior cantora de samba antigo.

Aracy podia ter sido nossa Ella Fitzgerald se fossemos um pais em que decências acontecem com mais frequência que as indecências.

Era uma voz de outra era, de outro século, de outro Brasil, de outro mundo!

Cantora que durante alguns anos foi a única peça de música brasileira que eu realmente gostava, admirava e abobalhado me perguntava porque a classe artística virou suas costas para essa monstra genial.

Nos meus tempos de xiitismo indie, onde eu abominava tudo que tivesse o rótulo MPB ou quetais, a única a vencer essa barreira foi essa dama da nossa música.

Tida como a interprete número 1 de Noel Rosa, pode ser considerada também a interprete número 1 de Assis Valente, Milton de Oliveira, Cyro de Souza, Haroldo Lobo e etc.

Falar a verdade, qualquer samba classudo feito nas primeiras décadas do século XX caiam como uma luva na voz dessa senhora.

Tal qual Chiquinha Gonzaga e Guimoar Novaes que também foram mulheres que venceram em terrenos normalmente masculinos, Aracy era uma força descomunal. Pobre, feia, fudida e com uma voz que não era de longe o padrão de vozes empostadas, cuidadas e tratadas, Aracy de Almeida punha toda a dor, toda a emoção que nenhuma técnica conseguiria mesmo com anos de estudo atingir com a naturalidade e pureza que ela conseguiu.

Essa coletânea tem tudo o que você precisa saber sobre o Rio de Janeiro e o Brasil das primeiras décadas do século passado: Camisa Amarela, Quebrei a Jura, Vai Trabalhar, Triste Cuica, Seculo do Progresso, O Que Foi Que Eu Fiz, Palpite Infeliz, e mais alguns clássicos.

Se você não conhece nenhuma dessas música, faça um favor a você mesmo e procure saber…

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s