Vários Artistas – PostPunk Chronicles (1999) Left of The Dial; Scared To Dance; Going Underground
Publicado; 16/09/2012 Arquivado em: Discos, Música, records Deixe um comentárioSe o blog chama 1 Disco por Dia, pode colocar três de uma vez, Arnaldo?
Sim, se o dono do blog colocou.
Quando descobri um dos cds dessa série maravilhosa, perdido em uma grande loja de departamento no fim dos anos 90, fui tomado pela maravilhosa sensação de ter descoberto o tesouro dos tesouros, a chave para um mundo sonoro que eu só suspeitava, mas que se revelou a meus olhos e ouvidos de maneira decisiva e definitiva.
Meu flerte com o rock independente norte-americano da década de oitenta virava caso sério.
Point of no return, depois de ouvir e dissecar os 3 cds, um novo mundo se fez e ai amigo, já era.
A referencia Left Of The Dial, remete as antigas “college rádios” americanas, que dedicavam sua programação a sons que não encontravam espaço nas rádios convencionais e foi graças ao circuito dessas rádios universitárias que surgiram R.E.M, Sonic Youth, Husker Du e mais uma porção de gente.
Eram graças a essas rádios que as bandas inglesas encontraram seu publico fora da Ilha e Smiths, Echo & The Bunnymen, Cocteau Twins entre outros mostraram seu valor.
Falando dos 3 cds, seleção apaixonante e impecável.
Em Left Of The Dial só a fina flor do emergente indie americanos e ingleses: R.E.M., Wire, Joy Division, The Church dividem espaço com os incríveis Comsat Angels (banda que inspirou metade da geração Nova York anos 2000), Chameleons, Modern English, Dream Syndicate e Mission Of Burma.
Scared To Dance tem um foco mais esperimental e sons ingleses de Simple Minds a Heaven 17 passando por Magazine, Japan, Killing Joke e Skides, além de Echo & The Bunnymen
Going Underground é a mais rock dos 3: Gang Of Four, Jesus & Mary Chain, Teardrop Explodes, Sonic Youth with Lydia Lunch, Pere Ubu, The Rain Parade…
Foi graças a esses cds que descobri bandas que hoje amo como Swell Maps, Soft Boys, The Lyres, Raincoats e Pigbag.
Mudou minha vida quando eu já achava que isso não era mais possível, então acredite, tudo é possível…