Sulk – The Associates (1982)

IMG_20150630_204759257

Mais uma banda de tecnopop que adoro.

Ou melhor, mais um disco de tecnopop que adoro.

Não conheço muito a história do Associates, mas tem coisas no som de bandas como eles, Human League ou Fohn Foxx que era um tipo de eletrônico sujo, com timbres exagerados e carregados de efeitos que pareciam ser “tudo” na época, cairam em desuso anos depois, passou a ser cafona por uma decada inteira, mas foi recuperado e valorizado nos anos 2000 de novo.

Era musica eletrônica, pero no mucho, com estrutura de canção pop, mas com uma puta influência de David Bowie.

Que aliás permeou o som de uma grande massa de artistas nessa época dos dois lados do Atlântico.

A casa agradece essa santa influência.

Voltando a dupla: Lembro que há alguns anos eu ouvi a faixa Skipping, eu pirei! Achei o máximo e numa das ultimas viagens pra gringolandia, achei esse disco bem baratinho e trouxe.

Arrependimento 0, o disco todo é bom pra caramba, não sei como os caras conseguiram produzir discos assim, mas esse período da década de oitenta é particularmente feliz e rica pra esse tipo de som. Os caras não eram tecnicamente bons instrumentistas, mas tavam com suas cabeças afetadas por combustíveis ilícitos e tendo ideias brilhantes,  o que compensava bastante e deixou grandes ideias gravadas para a posteridade hipsterizada que os sucedeu.

Sulk tem várias dessas faixas muito boas: Gloomy Sunday é Bowie com David Lynch, cafonice com gelo. Nude Spoons é punk com uma pegada gótica, Party Fears Two é pop brilhante com um chimbau de corrente que sei lá Deus por que enfiaram lá, mas que fez toda a diferença.

Ficou cult? Não sei, só sei que adorei ter conhecido isso depois de velho e vou levar esse som adiante, já que hoje ouço menos guitarra do que antes.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s