Sulk – The Associates (1982)

IMG_20150630_204759257

Mais uma banda de tecnopop que adoro.

Ou melhor, mais um disco de tecnopop que adoro.

Não conheço muito a história do Associates, mas tem coisas no som de bandas como eles, Human League ou Fohn Foxx que era um tipo de eletrônico sujo, com timbres exagerados e carregados de efeitos que pareciam ser “tudo” na época, cairam em desuso anos depois, passou a ser cafona por uma decada inteira, mas foi recuperado e valorizado nos anos 2000 de novo.

Era musica eletrônica, pero no mucho, com estrutura de canção pop, mas com uma puta influência de David Bowie.

Que aliás permeou o som de uma grande massa de artistas nessa época dos dois lados do Atlântico.

A casa agradece essa santa influência.

Voltando a dupla: Lembro que há alguns anos eu ouvi a faixa Skipping, eu pirei! Achei o máximo e numa das ultimas viagens pra gringolandia, achei esse disco bem baratinho e trouxe.

Arrependimento 0, o disco todo é bom pra caramba, não sei como os caras conseguiram produzir discos assim, mas esse período da década de oitenta é particularmente feliz e rica pra esse tipo de som. Os caras não eram tecnicamente bons instrumentistas, mas tavam com suas cabeças afetadas por combustíveis ilícitos e tendo ideias brilhantes,  o que compensava bastante e deixou grandes ideias gravadas para a posteridade hipsterizada que os sucedeu.

Sulk tem várias dessas faixas muito boas: Gloomy Sunday é Bowie com David Lynch, cafonice com gelo. Nude Spoons é punk com uma pegada gótica, Party Fears Two é pop brilhante com um chimbau de corrente que sei lá Deus por que enfiaram lá, mas que fez toda a diferença.

Ficou cult? Não sei, só sei que adorei ter conhecido isso depois de velho e vou levar esse som adiante, já que hoje ouço menos guitarra do que antes.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s