Beastie Boys – Ill Communication (1994)
Publicado; 04/08/2015 Arquivado em: Discos, records | Tags: Beastie Boys, Rap USA, Sabotage Deixe um comentárioMeu caso de amor pelos Beastie Boys começou pra valer com esse disco em 1994.
Até então eu respeitava, mas não conhecia muito. Tinha referencia sobre o Licenced To Ill mas confesso que até hoje não é um disco que me bateu. Na época em que escutei não achei nada demais e hoje, honestamente, acho que ficou muito datado.
Check Your Head conheci quando saiu, gostei, mas ainda tinha uma certa resistência com o Rap e na época não era algo que um roqueiro convicto e ainda em formação lidava bem.
Mas tudo isso mudou com esse disco e com o show que eu vi deles aqui em 1995 no extinto e mitológico Olimpia, uma das casas de Shows mais importantes de São Paulo.
Minha cabeça explodiu com o que vi e ouvi, eles abriram com Sure Shot, que também abre esse disco, e foi uma das coisas mais bombásticas e inacreditáveis que presenciei nesses mais de 20 anos em que assisto a shows. A empolgação e os pulos da galera foram tanto, que devo ter me deslocado quase 20 metros de onde eu estava.
O resto do show foi antológico, alternando entre momentos em que ficavam só os 3 nos seus mics agitando e pulando, até momentos em que a banda sobe ao palco e cada um pega seu instrumento e dão uma aula de groovie e capacidade musical. Lá no palco estava também o tecladista monstro Money Mark.
Ill Communication vem na mesma pegada de Check Your Head, alternando entre Rap, Hardcore e levadas instrumentais jazzísticas.
Muitos fãs da banda consideram um álbum fraco, acho exagero, é um baita disco, conciso, preciso e com uma das melhores musicas dos anos 90 “Sabotage”.
Ainda hoje é impressionante, difícil de ser superada, animal. Me causa o mesmo tipo de sentimento que Helter Skelter dos Beatles, que é de caos e balburdia ouvidos através de um estetoscópio. A liberação de instintos destrutivos vem a tona quando escuto essas duas músicas.
Barulho, muita gente já fez, mas barulho nesse nível, pouquíssimos.
Passo batido por muita coisa no disco, mas Sure Shot e Sabotage valem por um bifinho.