Beastie Boys – Ill Communication (1994)

IMG_20150730_162438695

Meu caso de amor pelos Beastie Boys começou pra valer com esse disco em 1994.

Até então eu respeitava, mas não conhecia muito. Tinha referencia sobre o Licenced To Ill mas confesso que até hoje não é um disco que me bateu. Na época em que escutei não achei nada demais e hoje, honestamente, acho que ficou muito datado.

Check Your Head conheci quando saiu, gostei, mas ainda tinha uma certa resistência com o Rap e na época não era algo que um roqueiro convicto e ainda em formação lidava bem.

Mas tudo isso mudou com esse disco e com o show que eu vi deles aqui em 1995 no extinto e mitológico Olimpia, uma das casas de Shows mais importantes de São Paulo.

Minha cabeça explodiu com o que vi e ouvi, eles abriram com Sure Shot, que também abre esse disco, e foi uma das coisas mais bombásticas e inacreditáveis que presenciei nesses mais de 20 anos em que assisto a shows. A empolgação e os pulos da galera foram tanto, que devo ter me deslocado quase 20 metros de onde eu estava.

O resto do show foi antológico, alternando entre momentos em que ficavam só os 3 nos seus mics agitando e pulando, até momentos em que a banda sobe ao palco e cada um pega seu instrumento e dão uma aula de groovie e capacidade musical. Lá no palco estava também o tecladista monstro Money Mark.

Ill Communication vem na mesma pegada de Check Your Head, alternando entre Rap, Hardcore e levadas instrumentais jazzísticas.

Muitos fãs da banda consideram um álbum fraco, acho exagero, é um baita disco, conciso, preciso e com uma das melhores musicas dos anos 90 “Sabotage”.

Ainda hoje é impressionante, difícil de ser superada, animal. Me causa o mesmo tipo de sentimento que Helter Skelter dos Beatles, que é de caos e balburdia ouvidos através de um estetoscópio. A liberação de instintos destrutivos vem a tona quando escuto essas duas músicas.

Barulho, muita gente já fez, mas barulho nesse nível, pouquíssimos.

Passo batido por muita coisa no disco, mas Sure Shot e Sabotage valem por um bifinho.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s