Big Country – The Crossing (1983)

IMG_20150820_202712222

Esse é um daqueles discos muito baratos que você encontra ou encontrava de baciada por ai. Eu cruzava com esse play lá na Combinato Discos em Foz do Iguaçu sempre. Era o tipo de disco velho de banda que não existia mais e que em 1991 estava tão longe em termos de termos de tempo e espaço quanto qualquer outra coisa que não tivesse sido lançada naquele abençoado ano.

In A Big Country foi o hit desse álbum e de vez em quando tocava nas programações de algumas “Radios Rock” ou “Radios Pop”, entenda esse pop como o pop que tocava Phil Collins, Hall & Oates e Bolshoi, pois a Taylor Swift ainda não havia nascido, assim o pop tinha outra cara e outra velocidade.

E tinha a mesma quantidade colossal de lixo que tem hoje.

O Big Country surgiu das cinzas de uma bela banda punk da Escócia chamada Skids (se todos estivermos vivos até a letra S, desse blog, voltaremos a eles), e segue a linha do que viria a seguir um som mais “guitar band”, ou seja, o som em que a guitarra é o ingrediente principal.

Considerando-se a época, o tipo de som praticado pelos rapazes era o que estava pegando e bandas como o U2 e Echo & The Bunnymen vinham na mesma onda e ganhavam fama mundial. A receita era parecida: vocais messiânicos e cheios de mensagem, som pra cima, acordes abertos, efeitos transados e hoje datados nas guitarras, baixo com som de pedaço de pau com barbante, mas diferente dos distintos anos 80, com um bom som de bateria, que ouvindo hoje não causa vergonha alheia.

O som do BC é rock para médias arenas com um bom conjunto de canções pra preencher um show de 1 hora com folga. Outro ponto pra cima do disco é a produção. Steve Lillywhite era o cara que dava as cartas e dá pra perceber que teve muito trabalho de produção na montagem das músicas, em especial em Lost Patrol, deve ter sido uma daquelas de semanas de trampo pra chegar no som final.

O álbum é alto do começo ao fim, sem muitas sutilezas, mas é bom e teve o hit que fez a banda ser lembrada pra todo o sempre.

E é isso.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s