The Left Banke – Walk Away Renée / Pretty Ballerina (1967)

Quando alguém se refere a rock clássico com influencias sinfônicas, o disco mais lembrado de todos é Pet Sounds (1966), dos Beach Boys e sua riqueza infindável de temas e soluções sonoras e quando nos lembramos do que aconteceu em 1967, o disco mais citado sempre foi e sempre será Sgt Peppers, dos Beatles e sua pomposidade psicodélica, circense conceitual.

E como fica o Left Banke nessa história?

Nova York em 67 só entrava para o mapa da música por causa do Velvet Underground e sua transgressão subterrânea, cujos efeitos seriam notados nas décadas seguintes.

Por volta dessa época, o Silver Apples começava a dar seus primeiros passos dentro da música eletrônica, cercado de geringonças saídas de laboratórios espaciais e moldava o futuro da música.

E o Left Banke?

Agora chegamos neles.

O Left Banke com esse álbum de estreia, dentro da revolução psicodélica dos anos 60, inventou o rock “barroco”.

Que diabo é isso? Bach? Buxtehude? Cordas? Nada disso.

O barroco veio justamente da onda de artistas nadarem completamente contra a corrente que vigorava no auge da psicodelia. Quando todo mundo buscava o contemporâneo a qualquer preço, alguns grupos navegavam por outras marés, não menos intensas, mas fora do contexto da época. E tudo bem!

Rico, elaborado e melodioso é quase impossível associar o grupo a Nova York. Ouvindo o LB, temos a impressão de escutarmos uma banda inglesa genuína, daquelas que surgiram no interior da ilha.

Mais econômico que seus contemporâneos psicodélicos, o LB investia em melodias poderosas, postura dândi, baladas lindas e acabaram cometendo um belíssimo álbum de estreia que é queridíssimo entre os entendidos de música.

Ao lado de Forever Changes, clássico do Love, Walk Away foi o grande disco de rock barroco da história.

Escuta ai…

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s