Teenage Jesus And the Jerks – Shut up And Bleed (2008)

“I Was a Teenage Terrorist” – É assim que Lydia Lunch se define.

Até sexta-feira, esse humilde blog vai tratar só de discos barulhentos, estranhos e bizarros para ver se consigo exorcizar toda a bundamolice que foi o Festival Lollapalloza, ou Rollapaloozar e trazer a tona o indie rock de verdade (ou a minha versão lado B dessa parada).

E pra começar a estrada para o inferno, nada melhor que o Teenage Jesus and the Jerks, banda liderada por Lydia Lunch uma artista performática, poeta do caos, guitarrista destrambelhada e figura idiossincrática em tudo o que fez.

Ela estava no lugar certo e na hora certa: Nova York do final da década de 70 para 80, envolvida com todos do movimento punk local, desde os toscos até os artistas mais refinados. Ela frequentava, trazia conteúdo para seus esporros sonoros e ganhava respeito da moçada.

Mas a onda da moça era outra.

Na verdade sua onda era a “Não Onda” ou no original “No Wave”.

Mesmo sem a intenção clara ou organizada de ser um “movimento artistico-musical”, o No Wave juntou uma galera chegada em bizarrices sonoras, canções destruídas, barulhos, ruídos e lá no fundinho, uma migalhinha de sons.

Ao lado de artistas como DAF, James Chance & The Contortions e Suicide, o Teenage Jesus era a plataforma politico-poética para Lydia desfilar raiva, inconformismo, niilismo e todos os ismos que você quiser. Nada de música convencional, o negócio é o confronto, é o incomodo sonoro e uma sucessão absurda de ruído como nunca se ouviu antes.

Dá para afirmar que sua influência foi capital para artistas como Sonic Youth, Swans, Minor Threat, Boredoms, Eintuerzende Neubauten e qualquer outro artista que tenha optado por fazer barulho da década de oitenta em diante.

Shut Up & Bleed junta num só disco todos os compactos, mini-albums, eps e performances ao vivo da banda entre 1978 e 1979.

Para começar a exorcizar o indie coxinha de hoje, vamos de remédio tarja preta forte… Teenage jesus & The Jerks na veia e na orelha.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s