Dead Kennedys – Live At The Deaf Club 1979 (2004)
Publicado; 18/04/2012 Arquivado em: Discos, Música, records | Tags: dead kennedys Deixe um comentárioO DK ao vivo era esmagador e esse documento sonoro gravado antes do primeiro e clássico Fresh Fruit é a melhor porta de entrada ao mundo politizado, radical e destruidor de Jello Biafra e asseclas.
Um show monstruoso, daqueles de se ouvir e invejar as poucas almas que lá estavam e tiveram o privilégio de ouvir talvez pela primeira vez algumas das melhores músicas do punk americano de todos os tempos: California Ubber Alles, Holiday in Cambodja, Kill The Poor e um gracejo para os fãs, a então inédita Gaslight.
O mais legal de tudo nesse show é a presença de uma segunda guitarra, que na minha opinião deu outra dinâmica ao grupo e preencheu os espaços vazios que a guitarra isolada do DK marcante, aguda e única não bastava. O punk rock dos caras estava mais encorpado, mais quente e talvez teria outro futuro se tivesse se mantido assim.
Show de rock como todo o show de rock deveria ser e infelizmente não se vê mais hoje em dia.
Com o movimento punk explodindo para todos os lados, a ensolarada e sempre hippie Califórnia veria um explosão de bandas maravilhosas, idiossincráticas e divertidas como nunca apareceu antes: X, The Germs, The Dickies, The Zuttons, Red Asphalt, Xterminators e mais uma infinidade de bandas legais que nunca deram em nada.
Infelizmente a atenção do publico acabou se voltando somente para o lado radical e politico de Jello Biafra e sua insistência em causar quizomba. Sabia que ele é candidato a Presidência dos EUA? Pois é.
O fim da banda foi muito triste. Os últimos álbuns já não eram tão legais e os integrantes remanescentes do DK entraram com processo contra Jello.
Graças aos céus, tudo isso se apaga nos primeiros 15 minutos deste álbum inacreditável e poderoso.
A promessa se cumpriu em Fresh Fruit e em Plastic Surgery Disaster e o Dead Kennedys botou seu nome na história como uma das bandas mais inacreditáveis dos últimos 40anos.
Mas nesse álbum, a banda era outra e era Duca..
E ainda fizeram uma versão daquele tal de Beatles… manja?