George Gershwin – The Piano Rolls, Vol.2 (1995)

Antes de virar o maior compositor norte-americano da primeira metade do século XX (polêmica!), Gershwin, como todo filho de imigrante morando em Nova York, com poucos recursos, muita energia, sem medo do labor e numa fase importante de transição mundial (1900 a 1925), acabou encontrando na então ascendente indústria musical que nascia sua porta de entrada para ganhar dinheiro e ascender como músico.

O piano deixava de ser o instrumento de status social da era vitoriana destinado a mocinhas e recatadas donas de casa, para virar um dos principais suportes para a indústria da música que começava a nascer junto com o novo século e se tornar a mais rentável e importante fonte de entretetimento do inicio do século XX (antes do surgimento do Cinema e do Disco).

A procura por pianistas e compositores de canções populares que pudessem ser tocadas por qualquer um e que agradassem a grande massa de novos ouvintes que queriam diversão para compensar a dureza do dia-a-dia.

Assim o piano foi o instrumento mais popular nesse período.

The Piano Rolls é uma série de gravações digitalmente recuperadas dos primeiros rolos gravados pelo então muito jovem pianista e futuro compositor George Gershwin tocando temas populares do final da década de 1910 e inicio dos anos 20, desfilando uma deliciosa seleção de ragtimes, charlestones e canções que marcariam o nascimento do jazz como conheceríamos anos depois.

Um período de classe sem duvida, e o som que nos chega hoje, graças a esse rico trabalho de recuperação digital desses documentos sonoros revelam o espirito empreendedor e poderoso que nascia na necessidade vital de criar sonhos e alívios que os EUA fariam ao longo do século e na figura de Gershwin em particular, o homem se tornaria importante tradutor dessa potência cultural que todos nós conheceríamos, invejaríamos e admiraríamos nas décadas seguintes.

Vindo do povo e para o povo, Gershwin começava nessas despretensiosas canções a cravar sua marca na cultura popular americana e por conseguinte, mundial.

Delicie-se.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s