Grandmaster Flash & The Furious Five – The Message (1982)

Tudo que já podia ser dito sobre a importância desse disco, da música “The Message” e do Grandmaster Flash para o crescimento do Rap como gênero predominante nas décadas seguintes já tá mais do que batido e sacramentado.

Mas ouvindo o álbum, o que passa despercebido pela força e urgência de “The Message” é o lado “romântico” que compreende praticamente todo o lado B desse disco, começando em “Dreaming” e “You Are”.

Grandmaster deu a tacada de gênio que precisava para conseguir se estabelecer, afinal não dá pra ficar só atirando contra tudo, chamando para o lado social o tempo inteiro e contando as agruras da segregação social pesada que a rapaziada passava lá nos States.

Todo mundo precisa se distrair nesse meio tempo e “The Message” tem esse timing importante para atrair não só o público do movimento, mas para agregar novos ouvidos e levar a mensagem adiante.

O disco começa dando o truco: She’s Fresh, It’s Nasty e Scorpio são três porradas nunca ouvidas antes, com uso inteligente de samplers, vocoders e moduladores de ritmo que dão a urgência e a modernidade que garantiria ao álbum o póstulo de revolucionário e influente. Talvez o mais influente disco de Rap e Hip-hop da história.

Como não sou especialista, me quedo no campo da suposição.

De todo o modo, “The Message” está londe de ser datado e mantem sua relevância passados 30 anos de seu lançamento.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s