Flamin Groovies – Teenage Head (1971)
Publicado; 29/05/2012 Arquivado em: Música Deixe um comentárioPensa numa banda de rock e o que ela precisa pra ser perfeita.
Muitas bandas vem a mente quando penso nisso: The Who, Guess Who, Stones, New York Dolls, Small Faces, ZZ Top e por ai…
Mas o Flamin ocupa um lugar especial nessa lista.
Pra mim é a banda de rock perfeita dos anos 70.
Punch, distorção, diversão, mix perfeito de rock, blues, hard, slide guitar, piano e ainda fez o disco que encheu Mick Jagger de inveja, fazendo o próprio declarar que Teenage Head é melhor que Sticky Fingers (ambos foram lançados no mesmo bat-ano).
Quem sou eu pra discordar?
Por um desses milagres inexplicáveis, o álbum foi relançado em edição nacional em 2009 e está disponível uma belíssima seleção adicional de covers espetaculares que o grupo cometeu nesse período: Shakin All Over, Carol e Walkin The Dog estão matadoras.
O disco em si passeia pela melhor praia roqueira imaginária. Muita influencia de Stones, bandas de R&B americanas e britanicas e mods britânicos, Teenage Head deve ter um dos melhores sons de guitarras Gibson e baixo Rickenbaker ever.
A faixa titulo é um blues nervoso e rápido, com todo o veneno que se pode imaginar numa faixa de rock bem lasciva enquanto Have You Seen My Baby? é outra cacetada inacreditável.
Em 32-20 e Doctor Boogie, a banda comete boogies sinceros que acompanham destilados sem contra indicação, mas o fino da bossa fica reservado para o pré-psicobilly Evil Hearted Ada, com seus ecos de Elvis e antecipou tudo que o Cramps seria alguns mais tarde.
Como se diz, é só rock and roll e nada mais.
E basta.