Gun – Gun (1968)

No fim dos anos 60 e começo dos anos 70 o Hard Rock, ou “Rock Pauleira” de verdade nasceu, prosperou e daria as cartas no rock dos anos 70, ou pelo menos em grande parte deles, e os ingleses lideravam essa vertente, com um número inacreditável de bandas, que catalogando hoje só as que ficaram nessa praia de Hard, Progressivo ou navegando nas duas, cabe num caderno cheio e quando você acha que já ouviu todas, sempre aparecem mais algumas obscuridades.

O Gun é uma delas.

Trio formado pelos irmãos Paul e Adrian Curtis (baixo e guitarra respectivamente), mais o batera Louis Farrell, tiveram um único momento de glória e sucesso com a faixa Race With The Devil, música que abre esse álbum homônimo e só.

O som do trio não é muito diferente dos demais grupos que pintaram nessa época, hard rock com pompas, baixo cavalgando que influenciaria principalmente Steve Harris (sim, o do Iron), mas o Gun se diferencia dos demais por seu uso exagerado de “metais” e pelos arranjos sofisticados mas longe das malices progressivas de alguns conterrâneos.

Aqui o “metais” são os instrumentos de sopro, que fique bem claro.

Meio termo entre Hard Rock, sons sinfônicos e pop, Gun é um disco querido pelos fãs do gênero e sempre uma peça procurada por colecionadores.

Dosando entre peso e bons achados vocais, dá pra cravar que esse álbum do Gun seja um dos primeiros exemplares de “Stone Rock” que se tem noticia.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s