Haydn / Kodaly Quartet – String Quartets Op. 77 1 e 2
Publicado; 22/05/2012 Arquivado em: Música Deixe um comentárioDesde que comecei a ouvir música clássica pra valer (que não faz muito tempo), duas coisas ficaram claras de cara:
1 – Nunca mais eu conseguiria viver sem um bom quarteto de cordas;
2 – Haydn virou um dos meus compositores favoritos all time.
Essas duas certezas nasceram bem depois que escutei essas gravações, executadas com destreza e leveza dignas dessa lindíssima peça de Haydn, que ficou a cargo da competente Kodaly Quartet, um dos mais veteranos quartetos ainda em atividade (grupo hungaro que tocam juntos desde 1966).
Haydn hoje é pouquíssimo executado e virou peça literalmente de museu.
O que é uma pena, pois seu lindo e maravilhoso repertório praticamente não sobreviveu nos repertórios atuais das principais orquestras mundo afora, por ser uma música profundamente ligada ao inicio do século XVIII e por ter sido atropelado por Mozart e Beethoven que ainda no mesmo século redefiniram todo a revolução que ainda se daria no século seguinte com os românticos e principalmente com Wagner.
Ai, zuou-se tudo.
Ouvindo esse quarteto, cujo primeiro movimento é de uma beleza melódica das mais simples e perfeitas que já escutei na minha vida, serve para ser escutado principalmente pela manhã.
Não ouço música clássica pelos ouvidos de críticos musicais que precisam sempre teorizar, contextualizar e encher de termos técnicos justamente para manter o ouvinte de música clássica no lugar que lhe cabe. Platéia estúpida.
Essa obra é um bom motivo para se continuar vivo, respirando e esperançoso na raça humana… se somos capazes de produzir sons assim, somos capazes de produzir qualquer coisa boa.
Nunca deveríamos nos esquecer disso.
Infelizmente não achei o Kodaly fazendo Haydn, mas essa apresentação do Szymanowski quartet dá pra dar uma boa ideia, mesmo ainda não sendo a ideal