Jon Spencer Blues Explosion – Orange (1994)

Um herói, é isso que Jon Spencer é pra mim:

Se existe inveja positiva, ta ai um cara a quem reservo esse sentimento.

Ele esteve quase uma década na frente de todas as bandas e artistas que voltaram a fazer rock/blues nos anos 2000, seja White Stripes ou Black Keys e essa gente esnobe toda.

Jon e sua trupe produziram alguns dos melhores discos de Rock/Blues experimentais e contemporâneos dos últimos 20 anos, mas nunca conseguiram ultrapassar a barreira que separa os muito populares dos muito respeitados. Eles sempre ficaram na segunda condição.

Não havia um critico de música no planeta ou um músico influente que não gostasse do Blues Explosion, infelizmente o grande público não foi conquistado, por que a banda nunca apelou para um hit fácil ou nunca abriu mão de sua fé inquebrantável na capacidade de sua audiência em compreender o poder de uma música sem concessões, porém ultra acessível e na inteligência de seus interlocutores.

É admirável, mas Jon e companhia estavam errados. O publico precisa de algo popular, facil, elementar com que seja facil se identificar, se projetar e cantar no chuveiro ou no trânsito.

Esse foi o único e crucial erro da carreira do Blues Explosion. Ou não?

Prova é Orange, assim como poderíamos falar sobre Extra Width, que saiu dois anos antes e colocou a banda no mapa, ou sobre o espetacular Now I Got Worry, lançado em 1996, o que temos nessa ordem é uma sucessão de três discassos que ficaram restritos a públicos pequenos e festivais descolados, porque não tiveram esse hit redentor e que tornaria a vida deles e a nossa muita mais facil.

Orange é uma trombada arrasadora de blues, rock, indie, soul, rap old school, levadas eletrônicas, rock de garagem e toda a música norte americana que tenha passado pelo liquidificador decodificador de Jon, Judah Bauer (seu segundo guitarrista) e Russell Simins (bateria).

A modernidade deve muito a eles, faca um favor e escute esse disco incrível.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s