Iggy & The Stooges – Raw Power (1973)

Raw Power é o meu disco de rock favorito.

Há muito tempo o é.

E muito tempo ainda será.

É o antidoto antimonotonia perfeito para essa geração musical medíocre e certinha demais.

Meio rejeitado, Raw Power foi o patinho feio do Stooges, foi a tentativa de livrar a cara de uma banda que já estava numa rota erradissima de auto-destruição, loucura e viagens erradas que findou em bagunça, clinicas de reabilitação e desprezo de publico e critica.

Vou fugir das polêmicas pentelhas sobre a produção tosca e ruim de David Bowie, como ele é gênio, sei que tinha uma razão, mesmo sem saber direito qual, mas como eu sou um doido por esse álbum, tenho a edição original com o primeiro mix do Bowie, bem como a reedição que saiu nos anos 90, com uma nova masterização mais suja, supervisionada pelo próprio Iggy e pra falar a verdade, difícil escolher qual a melhor.

Pouco tempo depois do lançamento, Iggy decretaria seu fim quando encontrou exemplares de Raw Power nas bancas de promoções das lojas.

Aquilo foi demais.

Algumas décadas passadas e Raw Power teve finalmente seu valor reconhecido por fãs, músicos e público e hoje é tido como um dos mais raivosos e desctruidores álbuns da história do rock.

Pra mim foi o disco mais poderoso que já escutei, tem tudo o que um bom disco de rock precisa: violência sônica, sexualidade a flor da pele, peso, barulhento do começo ao fim, aquele clima de desespero e demência em que tudo pode acontecer e a urgência que tudo pode acabar, seja o mundo, seja sua vida, seja seu pais.

Tudo nesse disco nos leva a crer que um futuro nebuloso se abaterá sobre nossas cabeças e nada mais mais nascerá no planeta.

Não meu filho, não é o fim do mundo, é só o fim dos tempos e inicio de uma nova Era, mais despojada, mais niilista, mais perdida e com mais vontades que a dos seus pais.

Raw Power ainda me inspira como nenhum outro, é minha dose de nitrogênio, meu álcool, minha droga mais eficiente e que me dá sempre os melhores efeitos.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s