ABBA – ABBA (1975)
Publicado; 05/05/2015 Arquivado em: Música | Tags: abba, Mamma Mia, swedish pop Deixe um comentárioSim!
ABBA!
Como diria uma grande amiga minha, “finalmente alguma coisa que eu conheço!”
Putz, que disco bom!
Adoro música pop, e em especial o pop dos anos 70. Aquele pop com misto de cafonice e sofisticação e o ABBA tem tudo isso. O som cósmico do ABBA parece ter sido feito para se ouvir usando luvas e roupas de veludo.
E não tem como não gostar de ABBA. Até os mais ranzinzas gostam deles. Até Mark E. Smith do Fall, que deve ser a pessoa mais rabugenta e amarga do rock, curte o pop sueco.
A música do ABBA é grandiosa, volumosa, caudalosa e tenho a nitida impressão que o quarteto sempre tratou seus ouvintes como a um igual, como alguém capaz de entender suas nuances e suas escolhas, pois em alguns momentos, os arranjos são sofisticados e muito bem pensados em se tratando de “pop comercial”.
Em especial nesse álbum homônimo de 1975, o terceiro disco deles.
O grande trunfo do ABBA era sua dupla de compositores Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, que escreveram juntos algumas das melhores músicas pop da mundo, mas nesse álbum, eles estavam especialmente inspirados, ou pareciam realmente muito mais inspirados que o comum.
Vamos ao lado A:
Mamma Mia: precisa falar? Canção pop com gancho e tons dramáticos que garantiu ao ABBA a eternidade.
Hey, Hey Helen vem com uma pegada de hard rock impensável quando lembramos do que estamos falando do ABBA.
Pulo a faixa 3 e vou direto pra SOS.
Uma declaração: SOS é a minha canção pop favorita de todo o sempre. Tem tudo! É perfeita, é sofrida, é esperta e genial na sua montagem. O modo como eles construiram essa canção deveria ser matéria em escola de “Como fazer uma bridge e um refrão”. É uma composição iluminada, curta, com ganchos incríveis. SOS é daquelas músicas que qualquer compositor gostaria de ter feito. Eu daria todos os pelos do meu corpo pra ter feito uma música assim.
O resto do lado A é ok!
Agora o Lado B… que lado B amigos!
I Do, I Do, I Do, I Do, I Do… outra pérola que não chegou a ser um grande hit, mas que canção pop! Que coisa incrível!
No meio tem uma instrumental espetacular chamada Intermezzo no 1, algo que se tivesse um vocal masculino rasgado deixaria o Queen operístico no chinelo.
E ainda tem mais!
I’ve Been Waiting For You é outra balada pop perfeita!
E fecha com So Long… outro rock a la ABBA, totalmente glam rock.
Meu Deus! Como tem música legal nesse disco!
E melhor de tudo, só música curta, nada de frescuras, fru-frus ou canções longas. Só o puro e mais inocente pop que se pode conceber.
Eu adoro o ABBA e seus hits são espetaculares, mas esse disco homônimo de 1975 é o meu favorito. Acho esse o mais inspirado que eles fizeram.
É pra se ouvir de cabo a rabo com um escandaloso, delicioso e inescapavel sorriso no rosto.