Alla Fiera Dell’Est – Angelo Branduardi (1976)
Publicado; 19/06/2015 Arquivado em: Música | Tags: Angelo Branduardi, Italian Folk Deixe um comentárioFolk medievalista.
Música popular italiana com pitadas de Pompéia (me refiro a cidade soterrada pelo Vesúvio, não o bairro paulistano), canções rurais com cheiro de uva pinot.
A música do cantor e compositor Angelo Branduardi é facilmente entendível como um tentáculo do progressivo inglês, daqueles bem do campo, pra se ouvir mirando as estrelas (se existisse isso nos céus das grandes cidades, seria a trilha perfeita).
Como eu não moro no campo, acho que parte da experiência deve se perder.
Alla Fiera é muito bonito e lindamente tocado, lembra algumas coisas de Nick Drake por conta dos violões e cordas, tem um monte de Jethro Tull, daquela fase flauta pan só que sem guitarras, as vezes cai prum Cat Stevens e tem umas coisas de Mahavishnu Orchestra.
Sim é progressivo também, mas pro lado Folk.
Acho que seria um Cat Stevens italiano, com progressivo e uma cabeleira de caranguejeira braba.
O disco é repleto de belas canções e fantasias escapistas.
Os anos 70 foram bem pesados na Italia (Máfia matando geral, corrupção no seu auge, governo opressor, etc), e a música do Angelo é uma fuga intencional para um lado de antiguidade que muitos italianos prefeririam ter vivido.
Confesso que comprei esse disco errado!
Estava numa feira de discos e vi o nome Angelo bem em cima da capa e logo achei que era algum play do Angelo Badalamenti. Cheguei em casa e tomei corpo do erro, puta cagada. Mas não é que o disco é bonito!
É barroco mineiro feito no interior da Italia.
Lindo.
Ou melhor, belíssimo!