I Can’t Stand The Rain – Ann Peebles (1974)
Publicado; 20/06/2015 Arquivado em: Discos | Tags: Ann Peebles, Southern Soul, Willie Mitchell Deixe um comentárioGrandes cantoras de soul surgiram aos milhões nos Estados Unidos, uma melhor que a outra.
Nenhuma novidade.
Agora cantora de soul e compositora, o funil entra em cena e deixa algumas poucas, dentre elas essa talentosa e linda moça sulista que fez uma linda trajetória musical nos anos 70 e pelo menos uma obra-prima, essa pepita que escuto enquanto batuco essas linhas porcamente honestas sobre sua musica maravilhosa e sobre a maravilha que é esse Play lançado no ano em que vim ao mundo.
A Ann Peebles vai da delicadeza a dureza em 2 compassos, tudo com a maestria de quem domina o oficio de cantar.
De acordo com o encarte dessa reedição lançada em 2009, ela é uma performer querida pelos colegas de profissão e que, em particular nos anos 70 tinha fãs que batiam nas casas onde ela se apresentava para admirar seu talento. Dentre esses fãs, estão: Ringo Starr, Bette Midler, Bonnie Raitt e John Lennon que era também um grande fã desse play.
O disco é lindo, delicado e musculoso ao mesmo tempo, tem arranjos firmes e que beiram a perfeição, obra de Willie Mitchell, que tocou a produção com a maestria que tocava as produções de tudo o que ele botou a mão (Al Green), e uma cantora muito diferente e elegante na entrega da letras com uma seriedade e competência absurdas.
São 10 faixas que não deixam a peteca cair em nenhum segundo. Tudo é alto, tudo é profundo, tudo tem grave, tudo vem na mesma temperatura, tudo vem perfeito, tem os silêncios onde se faz necessário, tem o balanço certo, tudo fica num raio de alturas e variações sonicas perfeitas e ninguém musicalmente fica pra tras, o que as vezes acontece em discos de “Cantoras”.
Mas aqui está longe de acontecer.
Ann Peebles é a estrela do disco, mas as canções, os arranjos e o instrumental é muito da pesada… cordas lindamente arranjadas, os Memphis Horns mandando na metaleira ajudando a construir o groove suave e feliz que reina durante todo o disco.
Para ouvir quietinho e fazendo amem.