Sugar – Copper Blue (1992)

Mais um disco da minha mocidade que chega a marca de 20 anos!

Parece que foi ontem que eu comprei o single de Helpless em uma loja de eletrônicos em Ciudad Del Este – Paraguay, cidade favorita dos sacoleiros brazucas e principal fornecedor informal de tranqueiras vendidas no centro de São Paulo e em quase todos os centros comerciais populares do Brazilzão.

Só para esclarecer, esse single que que eu comprei era original… ainda não havia a febre dos piratas e bootleg, só de shows e geralmente os melhores eram italianos.

A parte feito, Copper Blue marcou a estreia do Sugar, banda que o gênio Bob Mould faria após o fim do Husker Du, sua lendária banda oitentista que inventou o punk com sentimento.

Com o Sugar, o punk e hardcore foi estacionado em favor do comichão guitar muito em voga nessa época, e o que se ouve em todo o álbum é uma explosão de guitarras ardidas, espertas, comprimidas e agudas contrapondo canções pop rigorosamente perfeitas com todos os predicados necessários e aplicados desde os Beatles, passando por Big Star, Cheap Trick, The Knack, Buzzcocks, Teenage Fanclub, Pixies e distintos artistas que puseram pop simples e perfeito onde não cabia.

Copper Blue é power pop guitarristico sem firulas, bonito, com a mesma temperatura do começo ao fim, o que pode ser visto como um ponto negativo, mas como todas as músicas são incríveis, não há mal nenhum nisso.

20 anos se passaram, alguns aprenderam a lição com o professor Mould, mas a maioria se prendeu em chororos que não existiam e hoje o indie é muito mais bundão do que foi em outrora.

Se é que esse negócio de rock alternativo realmente exista ainda…

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s